Notícias
Em toda Bahia, somente um frigorífico é autorizado a abater ovinos e caprinos. O local fica no município de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e recebe animais de várias regiões do estado. Por mês, cerca de 1,5 mil ovelhas, carneiros e bodes são abatidos no espaço, 400 diariamente.
No frigorífico, que conta com um controle de qualidade, os animais ficam nos currais por 12 horas e são alimentados somente com água, até serem abatidos. “Verificamos a qualidade da água, a higiene dos colaboradores, do ambiente e também como está a carcaça para que ela possa ser realmente liberada para o corte”, relata Izamara Santos, supervisora de qualidade.
O centro passa frequentemente por inspeção federal de qualidade. “A preocupação com a qualidade ocorre desde a matéria-prima comprada até aos animais abatidos e a todo esquema de qualidade seguido aqui dentro, desde temperatura de água, pH de água, temperatura de câmara, esterilização. Tem todo um processo, desde a chegada do animal, até o embarque da carne pronta”, completa a veterinária Flávia Freitas.
Após os animais serem abatidos, as carnes são levados para diversas regiões do Brasil, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
As informações são do G1, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Fonte: Farmpoint