Patrocínio

Notícias



Cães pastores contribuem com o aumento da produtividade dos rebanhos

A Associação Centro-Oeste de Pastoreio (Acopas) apresentou a experiência do uso de cães pastores nos rebanhos, durante a 19ª edição do Showtec 2015, evento realizado em Maracaju (MS). Segundo a associação, além de ser uma prática com custo baixo, ainda pode contribuir para aumentar a produtividade e o bem-estar animal.

De acordo com o vice-presidente da instituição, Marcelo Monteiro, “os animais pastoreados pelos cães respondem melhor comparado ao manejo humano. Com a diminuição de estresse, há um aumento da produtividade”, explica. Um cão consegue pastorear até 300 ovelhas ou até 100 cabeças de gado, em até mil metros de distância.

O investimento para aquisição do animal não ultrapassa R$ 2 mil e a média de custo mensal de manutenção é de R$ 50,00 para compra de ração. A raça não apresenta registro de problemas de saúde. “Eles têm uma boa resistência”, comenta Marcelo. A raça Border collie, criada especificamente para esse trabalho, comum nos países da Inglaterra e Escocia, ainda é pouco explorada no Brasil.

As informações são do portal Notícias da Pecuária, adaptadas pela Equipe Nossa Matilha e Equipe FarmPoint.

Fonte: Farmpoint

Os comentários estão fechados.