A presença da mulher no campo sempre foi algo comum no Brasil. De acordo com o último levantamento do IBGE, um em cada três trabalhadores rurais é do sexo feminino. A novidade é que além do serviço braçal, cada vez mais elas estão tomando a frente dos negócios rurais e mostrando que o cuidado e a sensibilidade feminina podem fazer a diferença no sucesso dos empreendimentos agrícolas. E para mostrar essa nova tendência durante o mês de março, o mês da mulher, o portal FarmPoint irá apresentar uma série de reportagens com empresárias que estão se destacando no meio rural.
E foi o caso da criadora de ovinos, Martha Negrini. Foi dela, filha de fazendeiros, a ideia de deixar a vida na cidade de São Paulo e adquirir uma propriedade rural, para tocar um novo negócio. Projeto, que foi levado à frente quando ela e o marido, o engenheiro elétrico Ricardo Negrini, se aposentaram.
A propriedade possui 110 animais e produz cerca de dois mil litros de leite por ano. A meta é triplicar esse número em três anos. O próximo passo do negócio será a construção de uma queijaria para a produção de queijos tipo gourmet. “Vamos nos especializar na produção dos queijos tipo Feta, de origem grega, e o português Serra da Estrela. Descobrimos que há um mercado bem promissor para esses produtos, pois são muito apreciados pela gastronomia especializada”, explicou.
Apoio Sebrae
Para concretizar o projeto a empresária recebe apoio do escritório regional do Sebrae-SP pelo programa Sebraetec, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo no campo e melhorar a competitividade dos produtores nas diversas cadeias do agronegócio, com base na melhoria da qualidade do produto, aprimoramento dos processos e acesso ao mercado consumidor.
Para atingir esses objetivos o Sebrae-SP fornece assistência tecnológica por meio de técnicos, orientados pelo Sebrae, que avaliam, orientam e ajudam na implementação de técnicas mais eficientes na produção.
“No caso da Martha, o Sebrae-SP disponibilizou um acompanhamento tecnológico da produção, colaborando para a definição de processos produtivos, buscando o equilíbrio dos resultados. Também trabalhamos a qualidade da matéria-prima que abastece o laticínio e auxiliamos no desenvolvimento de ferramentas de controle de custos e na criação da marca” explicou Felipe Rimkus, consultor de agronegócio do Sebrae-SP.
Com o projeto de produção própria de queijos, o trabalho agora será complementado pelos consultores de alimentação fora do lar, que auxiliarão nos processos de produção, vendas, atendimento e marketing dos produtos.
Fonte: Farmpoint