A força da mulher na administração de negócios rurais – Parte I

presença da mulher no campo sempre foi algo comum no Brasil. De acordo com o último levantamento do IBGE, um em cada três trabalhadores rurais é do sexo feminino. A novidade é que além do serviço braçal, cada vez mais elas estão tomando a frente dos negócios rurais e mostrando que o cuidado e a sensibilidade feminina podem fazer a diferença no sucesso dos empreendimentos agrícolas. E para mostrar essa nova tendência durante o mês de março, o mês da mulher, o portal FarmPoint irá apresentar uma série de reportagens com empresárias que estão se destacando no meio rural.

E foi o caso da criadora de ovinos, Martha Negrini. Foi dela, filha de fazendeiros, a ideia de deixar a vida na cidade de São Paulo e adquirir uma propriedade rural, para tocar um novo negócio. Projeto, que foi levado à frente quando ela e o marido, o engenheiro elétrico Ricardo Negrini, se aposentaram.

O local escolhido pelo casal foi a cidade de Cunha, na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, para onde se mudaram em 2010. Além de viver no campo, também decidiram que iriam lucrar com a mudança e iniciaram um empreendimento. Depois de muita pesquisa de mercado, escolheram a criação de ovinos, com o objetivo de produzir queijos especiais. “Queríamos um animal de menor porte, que fosse mais fácil de manipular e foi por isso que escolhemos as ovelhas, pois são dóceis e bem tranquilas, apesar de exigirem uma atenção mais redobrada, pois são muito sensíveis”, contou Martha, que participa ativamente do trabalho.

A propriedade possui 110 animais e produz cerca de dois mil litros de leite por ano. A meta é triplicar esse número em três anos. O próximo passo do negócio será a construção de uma queijaria para a produção de queijos tipo gourmet. “Vamos nos especializar na produção dos queijos tipo Feta, de origem grega, e o português Serra da Estrela. Descobrimos que há um mercado bem promissor para esses produtos, pois são muito apreciados pela gastronomia especializada”, explicou.

Apoio Sebrae

Para concretizar o projeto a empresária recebe apoio do escritório regional do Sebrae-SP pelo programa Sebraetec, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo no campo e melhorar a competitividade dos produtores nas diversas cadeias do agronegócio, com base na melhoria da qualidade do produto, aprimoramento dos processos e acesso ao mercado consumidor.

Para atingir esses objetivos o Sebrae-SP fornece assistência tecnológica por meio de técnicos, orientados pelo Sebrae, que avaliam, orientam e ajudam na implementação de técnicas mais eficientes na produção.

“No caso da Martha, o Sebrae-SP disponibilizou um acompanhamento tecnológico da produção, colaborando para a definição de processos produtivos, buscando o equilíbrio dos resultados. Também trabalhamos a qualidade da matéria-prima que abastece o laticínio e auxiliamos no desenvolvimento de ferramentas de controle de custos e na criação da marca” explicou Felipe Rimkus, consultor de agronegócio do Sebrae-SP.

Com o projeto de produção própria de queijos, o trabalho agora será complementado pelos consultores de alimentação fora do lar, que auxiliarão nos processos de produção, vendas, atendimento e marketing dos produtos.

Fonte: Farmpoint

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