A força da mulher na administração de negócios rurais – Parte III

Aliar a criação de cabras e ovelhas com paixão pela culinária para criar um novo negócio. Essa foi a motivação da empresária Anna Paula Klinkerfuss, que há 4 anos inaugurou o Café Capril. A lanchonete localizada às margens da rodovia Paulo Virgínio, – rota entre Cunha, no interior de São Paulo, e a cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro -, é especializada em produtos derivados do leite de cabra.

Para desenvolver o empreendimento, Anna aproveitou os 20 anos de experiência no comércio e o talento gastronômico. Fez cursos especializados para produzir os produtos e hoje oferece cinco tipos diferentes de queijos com o leite de cabra, além de sorvetes, iogurtes e bebidas como café, chocolate quente e cappuccino. Os clientes também podem adquirir cortes e linguiças dos animais.

Atualmente o Café Capril comercializa em média 180 quilos de queijos e derivados de leite por mês, mas a empresária quer ampliar o negócio e aproveitar o potencial turístico da região para atrair mais clientes. Foi por isso que buscou ajuda dos consultores das áreas de marketing e alimentação fora do lar do Sebrae-SP. “Estamos em uma região muito bonita e queremos aproveitar isso associando à qualidade dos nossos produtos”, justificou Anna

Assim, o empreendimento que já recebia consultoria de agronegócio da entidade, nas criações de caprinos e ovinos – com orientações sobre planejamento e controle qualitativo -, agora também recebe atendimento em marketing. “Nosso trabalho consiste na identificação dos interesses do público-alvo do Café Capril, para adequar os produtos com a demanda dos clientes que vem a região”, explicou o consultor em marketing do Sebrae-SP Edgard Rodrigues.

Além da reestruturação da marca, a empresária também foi orientada a buscar novos meios de divulgação, em sites e revistas especializadas em viagens e na mídia local, para tornar a lanchonete mais conhecida. “Temos um produto de qualidade, mas precisamos apresenta-lo ao público, para que mais pessoas venham conhecer e experimentar”, avaliou Anna.

A ação conjunta do Sebrae-SP, aliando agronegócio, alimentação fora do lar e marketing, vem de encontro a nova tendência dos micro e pequenos negócios rurais, que cada vez mais estão diversificando as atividades em busca de mais rentabilidade. “O Café Capril é a imagem do que chamamos de verticalização do negócio, ou seja, no mesmo local possui a produção, a indústria e um canal de vendas direto ao consumidor final. Essa nova modalidade de negócio exige planejamento, pois agregar valor exige custos operacionais adicionais”. Disse Edgard Rodrigues, consultor de marketing do SEBRAE-SP (E.R.Guaratinguetá).

A presença da mulher no campo sempre foi algo comum no Brasil. De acordo com o último levantamento do IBGE, um em cada três trabalhadores rurais é do sexo feminino. A novidade é que além do serviço braçal, cada vez mais elas estão tomando a frente dos negócios rurais e mostrando que o cuidado e a sensibilidade feminina podem fazer a diferença no sucesso dos empreendimentos agrícolas.

Fonte: Farmpoint

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